O extraordinário Kenny G - SOM DO MEU TEMPO

Subscribe Us

Destaque

Home Top Ad

Post Top Ad

6.6.21

O extraordinário Kenny G

 


Kenny G  é um saxofonista norte-americano. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o Grammy Award: Melhor Composição Instrumental de 1994, com a música “Forever in Love” (1992). Com mais de 75 mil discos vendidos, Kenny se tornou um dos instrumentistas de maior sucesso no mundo.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR APENAS ÁUDIO



#

Kenny G (1956), nome artístico de Kenneth Bruce Gotelick, nasceu em Seattle, Washington, Estados Unidos, no dia 5 de junho de 1956. Começou a tocar saxofone quando tinha 10 anos de idade. Sua primeira apresentação profissional se deu em 1973, quando tinha 17 anos, e integrou a The Love Unlimited Orchestra, que acompanhava o cantor Barry White. Nessa época cursava a escola secundária e em seguida ingressou na Universidade de Washington em Seattle, onde se graduou em contabilidade.



No final da década de 70 tocou na banda The Jeff Lorber Fusion. Iniciou sua carreira solo no início da década de 80. Em 1982, com a ajuda de The Jeff Lober Fusin, lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Kenny Ç”. Nos anos seguintes lançou: “G Force” (1983) e “Gravity” (1985), que alcançou o número 13 do Billboard Jazz e o número 97 do Billboard 200.

Seu grande sucesso veio com o lançamento de seu quarto álbum: “Duotones” (1986), com uma seleção de Blues moderno e melodias românticas, que o levou ao Tope 10 nos Estados Unidos. Em 1997 obteve um lugar no Guinness por haver executado a mais longa nota registrada por um saxofonista. Em 1988, Kenny G lançou o álbum “Silhouette”, quando a canção de mesmo nome se tornou uma das músicas mais populares do saxofonista.

Entre outros trabalhos, em 2008, Kenny G lançou “Rhythm & Romance”, o nono álbum de estúdio do saxofonista, seu primeiro álbum de Jazz latino, uma mistura de salsa, samba, bossa nova e balada, Entre as músicas destacam-se: “Rytmo y Romance”, “Sabor a Mi” e “Besame Mucho”. O artista contou com o apoio de alguns músicos latinos, entre eles, Barbara Muñoz . Na década de 90 o artista se apresentou no Brasil para um grande público e em 2016 retornou, quando se apresentou no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.



Kenny G acompanhou ou colaborou com diversos cantores, entre eles: Michael Bolton, Aaron Neville, Whitney Houston, Andrea Bocelli, Toni Braxton, George Michael, David Foste, Stevie Wonder, DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince, Natalie Cole, Steve Miller, “Will Smith”, a banda Camila, Celine Dion, Frank Sinatra, Bebel Gilberto. Uma de suas últimas participações foi a sua contribuição na música “Last Friday Night” (2010) da cantora Kate Perry. Com mais de 75 mil discos vendidos, Kenny se tornou um dos instrumentistas de maior sucesso no mundo.


Créditos: Dilva Frazão(https://www.ebiografia.com/kenny_g/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad