Blues & Jazz - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

23.4.23

Blues & Jazz


O blues e o jazz são dois ritmos musicais diferentes, mas que compartilham um passado semelhante. Ambos os estilos foram criados pela comunidade afro-americana dos Estados Unidos, e sua origem remete à época da escravidão. Com o passar do tempo, ambos sofreram modificações e passaram a incorporar novos instrumentos e elementos, tendo uma estrutura rica e única que cativa o público até hoje.




O blues, dentre os dois, é o ritmo mais antigo e tem sua origem datada no século XVII. A palavra blue, do inglês, pode significar melancolia e tristeza, o que se reflete no tom mais obscuro desse estilo musical. O blues nasceu de canções de trabalho e também dos louvores religiosos – que faziam parte do gênero spirituals – dos descendentes de escravos, que eram marcados pelo canto dos versos e pela repetição em coro com as demais pessoas.

Com o passar dos anos, o blues começou a incorporar instrumentos como a gaita e o violão, que permanecem até hoje como os principais elementos, e mais recentemente conta com o apoio de guitarra elétrica, baixo e até mesmo bateria. O apelo e a influência do blues na história da música é inigualável, tendo inspirado inclusive o rock, um dos gêneros mais populares do mundo.

A criação do jazz remete ao final do século XIX, em Nova Orleans, inspirada na música afro-americana, como o blues e o ragtime, e incorpora outros estilos musicais e inspirações, como a música caribenha. O jazz se utiliza de diversos instrumentos como saxofone, trompete, tuba, clarinete, trombone, piano e vários outros, e nos dias atuais, pode apresentar qualquer instrumento.

Apesar de ambos os estilos musicais terem evoluído e adotado diferentes instrumentos com o passar dos anos, o blues se manteve mais fiel às suas origens, não sofrendo grandes alterações no estilo das músicas, que possuem uma estrutura de 12 compassos que são repetidos do início ao fim. Enquanto isso, o jazz sofreu inúmeras variações, incorporou diversos elementos musicais e deu origem a outros estilos, como o swing e o bebop, com estruturas improvisadas e mais marcantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário