Aquela geração que dançou ao som de KC and the Sunshine Band - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

Home Top Ad

Post Top Ad

24.1.21

Aquela geração que dançou ao som de KC and the Sunshine Band

 


A banda foi formada em 1973 por Harry Wayne Casey (KC), funcionário de uma loja de discos e temporário na TK Records em Hialeah, Flórida. KC originalmente chamou a banda de KC & The Sunshine Junkanoo Band , já que ele usou músicos de estúdio de TK e uma banda Junkanoo local chamada Miami Junkanoo Band. Ele foi apresentado a Richard Finch , que era engenheiro de registros para TK, e a colaboração musical de Casey-Finch começou. Eles logo se juntaram ao guitarrista Jerome Smith (18 de junho de 1953 - 28 de julho de 2000) e ao baterista Robert Johnson, ambos músicos de estúdio TK.
#

 

As primeiras canções, "Blow Your Whistle" (setembro de 1973) e "Sound Your Funky Horn" (fevereiro de 1974), foram lançadas como singles e tiveram um bom desempenho na parada de R&B dos Estados Unidos e no exterior que TK queria um single seguinte e álbum. No entanto, enquanto trabalhava em demos para KC & the Sunshine Band, a música " Rock Your Baby " ( George McCrae ) foi criada, com Jerome Smith na guitarra, e se tornou um hit número um em 51 países em meados de 1974. "Queen of Clubs" da banda, que apresentava vocais sem créditos de McCrae, foi um sucesso no Reino Unido , alcançando a 7ª posição, e eles saíram em turnê por lá em 1975.


Com o lançamento do segundo álbum homônimo KC and the Sunshine Band em 1975, veio o primeiro grande sucesso do grupo nos Estados Unidos, com " Get Down Tonight ". Ele liderou a parada de R&B em abril e atingiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100 em agosto. " That's the Way (I Like It) " também se tornou um sucesso número um em novembro de 1975 e o grupo teve um bom desempenho no Grammy Awards de 1976 . O álbum de 1976, Parte 3, rendeu dois singles número um: " I'm Your Boogie Man " e " (Shake, Shake, Shake) Shake Your Booty ". Outro sucesso, " Keep It Comin 'Love ", alcançou o número dois. Seu sucesso durou até o quinto álbum de 1979; seu último hit no topo das paradas foi " Please Don't Go ", atingindo o número um por uma semana em janeiro de 1980, e se tornando o primeiro hit número um dos anos 1980. Com a explosão da música new wave e o declínio da popularidade do disco, o grupo explorou outros estilos e mudou de gravadora, juntando-se à Epic Records em 1980, depois que a TK Records faliu.

Com uma mudança de estilo, Casey teve sucesso, fazendo dueto com Teri DeSario com " Yes, I'm Ready ", que alcançou a segunda posição em março de 1980; o som adulto contemporâneo era muito diferente de seus sucessos disco da década de 1970 e seu primeiro grande sucesso fora da Sunshine Band.

 


Em 1981, a parceria entre Finch e Casey chegou a um fim amargo. Dois anos após o lançamento do álbum anterior, a banda lançou dois álbuns com novo material: The Painter (1981) e Space Cadet Solo Flight (1981). Esses álbuns geraram pouco sucesso, mas em 1982, uma faixa de sucesso chamada " Give It Up " do álbum All in a Night's Work (1982) trouxe um retorno ao sucesso no Reino Unido e apareceu dois anos depois no Top 40 dos EUA . A música também foi incluída no próximo álbum da banda, KC Ten de 1984 . A Epic Records, no entanto, se recusou a lançar a música como single devido ao seu fracasso anterior nos Estados Unidos. Por causa disso, um frustrado Casey formou a Meca Records, lançando o single por conta própria nesta gravadora em uma tentativa final de obter algum sucesso para a música em América. Funcionou, mas o álbum ainda não atendeu às expectativas. Isso levou o grupo a entrar em êxtase por volta de 1985, com a aposentadoria de Casey.

Um renascimento do interesse pela música disco em 1991 tirou Casey da aposentadoria. Ele reformou a banda com alguns novos membros e dois outros membros originais (o percussionista Fermin Goytisolo e a vocalista Beverly Champion-Foster) e começou a turnê mais uma vez. A nova banda lançou um grande número de álbuns de compilação pela Rhino Records , junto com alguns materiais recém-gravados. O álbum Oh Yeah! foi lançado em 1993 após um intervalo de dez anos entre os novos álbuns (excluindo compilações). Em 28 de julho de 2000, o guitarrista Jerome Smith morreu acidentalmente enquanto trabalhava como operador de escavadeira. Em 2001, a banda fez um breve retorno à cena musical após uma calmaria de oito anos com o lançamento de um novo álbum intitulado I'll Be There For You . O álbum foi elogiado pela crítica , mas não gerou impacto nas paradas ou nas vendas. Mais recentemente, o grupo apareceu no remake de 2003 do filme The In-Laws . Em 6 de julho de 2013, KC e a Sunshine Band foram homenageados com uma Golden Palm Star no Palm Springs Walk of Stars .

Harry Wayne Casey - hoje



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad