31 anos sem Gonzaguinha - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

29.4.22

31 anos sem Gonzaguinha

Gonzaguinha, um dos maiores cantores da música popular brasileira
Filho de um famoso cantor e compositor, Luiz Gonzaga Nascimento Filho, Gonzaguinha, nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro. A mãe, Odiléia, era uma cantora e dançarina que morreu de tuberculose, com 22 anos de idade, deixando Gonzaguinha órfão aos 2 anos de vida.

AGUARDE ABRIR A PLAYLIST.



Diante da dificuldade de criá-lo, o pai, Luiz Gonzaga, entregou o filho aos padrinhos, seu Xavier e Dona Dina. Na infância, ele viveu no morro de São Carlos, onde conviveu com a miséria, a falta de infraestrutura e todas as adversidades que existem numa favela. Aos 16 anos, Gonzaguinha voltou a morar com o pai para dar continuidade aos estudos. 

Entretanto, as desavenças com a madrasta fizeram com que o adolescente fosse encaminhado para um colégio interno. Os estudos o levaram à Faculdade de Ciências Econômicas Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Durante as aulas, na faculdade, encontrou outros músicos novatos. Nesse período, fez parte do Movimento Artístico Universitário (MAU) junto com Ivan Lins, Dominguinhos, Aldir Blanc e César Costa Filho.

Gonzaguinha participava de festivais e já começava a despontar pelas letras com forte teor social. Aliás, as letras provocativas eram uma marca da carreira do cantor e compositor, que frequentemente driblava a censura da época. Em algumas oportunidades, recebeu advertência da censura e muitas críticas pelo tom irônico e agressivo que usava nas músicas. Porém, graças às polêmicas, Gonzaguinha conseguiu iniciar uma carreira de sucesso.

No ano de 1976, mais calmo e com um perfil diferente nas letras escritas por ele, o cantor lançou o disco "Começaria Tudo Outra Vez", conseguindo o sucesso entre as massas. A partir daí se consolidou como compositor, sendo gravado por cantoras como Elis Regina, Simone e Maria Bethânia.
O fim da carreira e da vida do artista aconteceu logo após uma presentação feita em Pato Branco, quando passava entre os municípios de Renascença e Marmeleiro, num trágico acidente automobilístico em 29 de abril de 1991, portanto há 28 anos hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário