70 anos, parabéns Beto Guedes. Um talento da MPB, em ‘outro patamar’. - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

13.8.21

70 anos, parabéns Beto Guedes. Um talento da MPB, em ‘outro patamar’.


Alberto de Castro Guedes, conhecido como Beto Guedes, (Montes Claros, 13 de agosto de 1951) é um violonista, cantor e compositor brasileiro. Desde a adolescência tocava em bandas e aos 18 anos participou do V Festival Internacional da Canção, com sua composição Feira Moderna, em parceria com Fernando Brant .

 

Tendo a música mineira como uma de suas principais influências (ao lado do rock dos anos 60 e dos choros que o pai seresteiro compunha), participou ativamente do Clube da Esquina, que projetou nacionalmente os compositores mineiros (de nascimento ou de coração) contemporâneos como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e o próprio Beto Guedes.

 


Foi acompanhado pelo também mineiro grupo 14 Bis e em 1977 lançou o primeiro LP, A Página do Relâmpago Elétrico que superou expectativa comercial. No ano seguinte, o disco Amor de Índio traz na faixa-título o maior sucesso de sua carreira.

 

Em 1986, saiu LP Alma de Borracha pela ODEON, dando-lhe seu 1º Disco de Ouro, ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas. Atualmente segue a carreira solo, e seus LPs foram relançados no formato de CD pela EMI em 1997. Em 1998 gravou Dias de Paz, uma seleção de releituras que inclui duas inéditas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário