Há 63 anos, nascia Agenor de Miranda Araújo Neto, ou simplesmente Cazuza - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

4.4.21

Há 63 anos, nascia Agenor de Miranda Araújo Neto, ou simplesmente Cazuza

Há 62 anos, nascia Agenor de Miranda Araújo Neto, ou simplesmente Cazuza (1958 - 1990)

Um dos maiores poetas dos anos 1980, junto a Renato Russo, Agenor de Miranda Araújo Neto, filho de João e Lucinha Araújo, nasceu em 4 de abril de 1958 e, em apenas oito anos de uma meteórica carreira, deixou sua marca definitiva na história da MPB



Primeiro vocalista da banda Barão Vermelho, conheceu o sucesso já no primeiro álbum da banda, que, na época, era formada por Frejat (guitarra), Dé (baixo), Maurício Barros (teclados) e Guto Goffi (bateria), em 1982.

No ano seguinte, com o hit "Pro dia nascer feliz", também cantado por Ney Matogrosso, com quem Cazuza viveu um affair e foi amigo até o fim da vida, a banda estourou em todo o país e, pouco tempo depois, protagonizou um show histórico no primeiro Rock in Rio, em 1985.

Cansado de cantar só rock, o artista se desligou do grupo e, naquele mesmo ano, lançou seu primeiro álbum solo, Exagerado. Na época, também descobriu que havia contraído o vírus do HIV. Com o apoio da família, ele iniciou uma dura batalha contra a doença, que o levou a ser internado em Boston, nos Estados Unidos.

Em tratamento durante quatro anos e sempre incansável, ele ainda lançaria outros quatro álbuns, entre eles o magistral Ideologia, em 1988, que continha os hits "Faz parte do meu show", "Brasil" e "Blues da piedade". No ano seguinte, já bastante debilitado, Cazuza ainda fez a turnê do show O tempo não para, em que, entre uma música e outra, recorria a um balão de oxigênio.


Ele viria a falecer pouco depois de lançar o álbum Burguesia e compor com Rita Lee outro hit, a música "Perto do fogo". Um ano após se despedir deste mundo, sua mãe, Lucinha Araújo, criou a Sociedade Viva Cazuza, destinada a prestar apoio a crianças tocadas pelo HIV.

Em 2013, ganhou um musical inspirado em sua trajetória, com Emílio Dantas no papel-título, sob a direção de João Fonseca, e, no último 12 de junho, graças à descoberta de uma antiga sobra de estúdio de 1987, foi lançado o single da música "Dia dos Namorados", com vocais de Ney Matogrosso gravados para a faixa recentemente. 

Nestes últimos 30 anos, a obra de Cazuza serviu de inspiração para uma centena de artistas e atravessou três gerações, sempre se mantendo à frente do tempo e arrojado, com mais de 5 milhões de discos vendidos.

autor: BRUNO ASTUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário