Salve Jorge, 79 anos. - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

22.3.21

Salve Jorge, 79 anos.

 


Há 79 anos nascia, no Rio de Janeiro, Jorge Duílio Lima Meneses, mais conhecido como Jorge Ben ou Jorge Ben Jor. Autor de músicas muito populares no Brasil, além de compositor, ele é guitarrista e cantor. As letras de suas músicas são caracterizadas pelo humor, sátira, leveza e algum misticismo. Jorge Ben criou um estilo próprio, definido como samba-rock, que mistura rock, soul e funk a um estilo swingado de tocar violão.


#


Depois disso, gravou várias músicas que se tornaram sucessos. O disco de estreia do cantor foi lançado em 1963 e vendeu milhares de cópias. “Cadê Teresa”, “Que pena”, “País tropical”, “Fio maravilha”, “Santa Clara clareou” e “Chove chuva” são algumas de suas canções mais famosas. “W/Brasil” merece destaque entre a produção a partir dos anos 1990.

Até 1989, o cantor se apresentava como Jorge Ben. Quando começou a ficar conhecido no exterior, no entanto, seu nome foi confundido com o do guitarrista americano George Benson. Isso ocorreu em meados dos anos 1970. Para evitar esse problema, o cantor mudou seu nome para Jorge Ben Jor.

Sempre muito discreto, Jorge Ben Jor mora no Copacabana Palace, Rio, desde 2018, quando sua casa, na Barra da Tijuca entrou em reforma. Mas o cantor nunca mais voltou para a Zona Oeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário