Ah, como eu amei, com Benito Di Paula - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

8.10.20

Ah, como eu amei, com Benito Di Paula

 












Nascido em 28 de novembro de 1941, Uday Vellozo, ganhou fama nacional com o pseudônimo de Benito Di Paula. É autodidata, pianista, cantor e compositor brasileiro. Sua carreira começou no Rio de Janeiro, onde foi crooner de boates nos anos 60. Mais tarde mudou-se para Santos (SP), onde cantava e tocava piano em casas noturnas. Radicado em São Paulo, lançou seu primeiro compacto e passou a promover em suas apresentações uma mistura de samba latinizado, estilo que acabou tornando-o conhecido. Tido também como representante do "sambão jóia", corrente comercial do gênero que antecipou os pagodeiros de butique.

AGUARDE ABRIR A PLAYLIST PARA OUVIR...


Seu primeiro LP, "Benito Di Paula", de 1971, trazia músicas como "Apesar de Você" (Chico Buarque), "A Tonga da Mironga do Kabuletê" (Vinicius/ Toquinho) e "Azul da Cor do Mar" (Tim Maia). Na década de 70 comandou o programa Brasil Som 75, na TV Tupi, chegando a disputar a venda de LPs juntamente com Roberto Carlos. Em 1975, Benito di Paula tem compromissos firmados com o México, Japão, EUA, se apresenta no MIDEM em Cannes, seu LP. É lançado na Argentina com uma vendagem bem acima da esperada e cede uma música sua para o LP de Roberto Carlos, música que fará grande sucesso: "Quero Ver Você de Perto".



Diversos intérpretes brasileiros gravam músicas de autoria de Benito di Paula. Compôs diversas trilhas para novelas (Nino, o italianinho, Simplesmente Maria, etc.) e ganhou o prêmio "Chico Viola", promoção da TV Record com sua música "Faça de mim uma Ilha". Com mais de 35 discos gravados (a maioria relançada em CD) e diversas turnês no exterior. Entre seus maiores sucessos destacam-se "Charlie Brown", "Mulher Brasileira" e "Retalhos de Cetim". Atualmente apresenta seus shows juntamente com seu filho Rodrigo Vellozo e seu irmão Ney Vellozo que o acompanha desde 1976.

Atualmente, Benito está em turnê com seu mais recente lançamento, o álbum "Essa Felicidade é Nossa". Lançado em 2017 pela 74 MUSIC, o álbum traz participações de Fernanda Takai, Trio Virgulino, Rodrigo Vellozo, entre outro. O lançamento marca o fim de um jejum de mais de 22 anos sem um lançamento inédito de nosso mestre.



Fonte: https://www.benitodipaula.com.br/historia


Nenhum comentário:

Postar um comentário