Uma viagem no tempo com The Fevers, Golden Boys e Renato e Seus Blue Caps - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

10.4.22

Uma viagem no tempo com The Fevers, Golden Boys e Renato e Seus Blue Caps


Três grupos da Jovem Guarda, influenciados por algumas bandas internacionais nas décadas de 60 e 70, e com estilo e ritmo próprio dos músicos brasileiros, proporcionaram aquelas gerações, boas e inesquecíveis canções. Confira as playlists abaixo, com alguns dos sucessos desses grupos musicais.

The Fevers



#

Renato e Seus Blue Caps


#

Golden Boys


#



The Fevers

Influenciados pelas BEATLES e pelas transformações que aconteciam mundo afora nos anos ‘60, especialmente na música e nos costumes, os jovens colegiais Liebert Ferreira, Pedrinho da Luz, Almir Bezerra, Cleudir Borges e Lécio do Nascimento se reuniram em 1965 na zona norte do Rio de Janeiro e formaram a banda THE FEVERS, nome inspirado no single de Elvis Presley “FEVER”.

Alguns meses depois conheceram o saxofonista Miguel Plopschi, chegado recentemente do exterior, que trouxe novas cores à sonoridade da banda e foi de grande importância na carreira do grupo. Devido ao sucesso de suas apresentações em bailes e em shows de TV como “Hoje é dia de Rock”, na extinta TV Rio, THE FEVERS foram contratados pela TV Record, em 1966, para participar do histórico programa “JOVEM GUARDA”, liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderlea. Pouco tempo depois, em 1969, a banda incorporou o vocalista Luiz Cláudio, também egresso dos bailes nos clubes do Rio de Janeiro. Com essa formação THE FEVERS dá sequência a uma carreira de sucessos que virá a ser uma das mais longas da história da música pop no Brasil. O título do álbum de 1969, “OS REIS DO BAILE”, é uma marca que a banda carrega com orgulho até os dias de hoje.

https://thefevers.com.br/

Golden Boys

Golden Boys é uma das bandas do movimento Jovem Guarda no Brasil. Eles são na origem, um quarteto "doo-wop" formado por três irmãos: Ronaldo, Roberto e Renato Correa José Maria e um primo: Valdir Anunciação, morto em 2004.

Os Golden Boys, começaram a carreira em 1958 muito jovens, como uma versão brasileira do conjunto norte-americano The Platters. Destacaram-se em apresentações em rádio e televisão ,e, inspirados em quartetos americanos, gravaram vários discos voltados para o publico jovem.

Os irmãos Roberto, Renato e Ronaldo, tambem atuaram como compositores de canÇôes de sucesso gravadas por outros cantores, alem de serem tambem produtores. Os Golden Boys viajaram pelos paises da América do Sul nos anos 60 em excursões e já gravaram diversos albuns. Entre os sucessos de sua carreira estão: "Alguem na Multidão" (Rossini Pinto) e "O Cabeção" (Roberto Correa/Sylvio Son), além de versões de musicas como Michelle, Ontem (Yesterday,essas duas dos Beatles) e Pensando Nela (versão para Bus Stop, do conjunto Herman's Hermits).

Os outros irmãos mais novos: Evinha (substituída mais tarde pela irmã caçula Marizinha), Mário e Regininha, formaram o Trio Esperança.

https://www.facebook.com/grupogoldenboys

Renato e Seus Blue Caps

O "embrião" do conjunto Renato e Seus Blue Caps são os três irmãos da família Barros: Renato, Paulo Cezar e Edson (Ed Wilson). No final dos anos 50, influenciados pelo gosto musical da família, e pelo Rock'n Roll de Elvis, Little Richard e Bill Halley. Após uma apresentação desastrosa na rádio Mayrink Veiga, no programa "Hoje é dia de Rock", de Jair de Taumartugo, passaram a se dedicar à música ao vivo.

Em 64, graças à insistência de Roberto Carlos e Rossini Pinto, o grupo é contratado pela CBS, lançando um compacto duplo.

No começo de 1965, a gravadora CBS resolve, finalmente, lançar mais um LP do conjunto. Durante as gravações, em janeiro daquele ano, Renato Barros fez, sem muitas pretensões, a versão em português para a música "I should known better", dos Beatles, que recebeu o nome de "Menina Linda".

O ano de 1965 seria um marco para a carreira da banda. O sucesso - inesperado - aumenta cada vez mais, e próximo do final do ano, com o programa "Jovem Guarda", na Record, Renato e Seus Blue Caps conquista definitivamente seu espaço no cenário da música jovem. O LP "Isto é Renato e Seus Blue Caps" alcança excelente vendagem e dá um impulso maior à popularidade do grupo.

https://www.renatoeseusbluecaps.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário