Michael Jackson - Saudades ! - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

25.6.20

Michael Jackson - Saudades !

Michael Jackson (1958-2009)
Conhecido como o “Rei do Pop”,Michael Jackson foi um dos maiores nomes da Indústria cultural no último quarto do século XX. Nascido em 29 de agosto de 1958, no estado de Indiana, EUA, Michael Jackson morreu em Los Angeles, Califórnia, aos 50 anos, em 2009.

CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR

The Jackson 5

Mais Michael Jackson




Sua carreira começou a decolar ainda na infância, em 1968, quando o grupo de irmãos, Jackson 5, sob supervisão do pai, assinou contrato com a Motown. Michael Jackson era o mais novo dos irmãos, mas o que mais se destacou, por ser o principal vocalista do grupo. O primeiro sucesso do grupo foi o single “I want You Back” e durante a década de 1970 os Jackson 5 conseguiram emplacar várias músicas nas paradas de sucesso dos EUA, aparecendo ainda em diversos programas televisivos. Uma das músicas mais conhecidas dos Jackson 5 era “ABC”. Além das músicas, o grupo destacava-se pelas performances em palco.


O cineasta Martin Scorsese dirigiu o videoclipe “Bad”, principal música do álbum de mesmo nome seguinte a “Thriller”, que se tornou também um grande sucesso de vendas.


Além de cantor e compositor, Michael Jackson era também um exímio dançarino, o que dava às suas apresentações e videoclipes um ingrediente a mais para a apreciação dos fãs e também para a diversificação da indústria cultural. Nesse quesito, o passo de dança conhecido como “Moonwalk” foi o mais famoso.


Entretanto, na década de 1990, o sucesso de Michael Jackson começou a diminuir. O álbum “Dangerous” de 1991 vendeu “apenas” 20 milhões de cópias, o que foi considerado pouco perto dos sucessos anteriores. O que mantinha o sucesso e a exposição na mídia eram os videoclipes como “Black or White” e as excentricidades da vida privada.


Em 1979, Michael Jackson iniciou sua carreira solo com o álbum de “Off the Wall”, produzido por Quincy Jones, que vendeu cerca de sete milhões de cópias. A década seguinte seria a de consolidação de sua posição como o “Rei do Pop”.


O álbum “Thriller”, de 1982, tornou-se o disco mais vendido até o momento, apresentando sucessos como "Billie Jean", "Beat It" e "Thriller". Outro motivo de sucesso de “Thriller” foi a utilização do videoclipe como forma de divulgação da produção musical. A inovação representou uma mudança de rumos na produção cinematográfica ao aliar a produção visual com a produção musical. A partir daí o videoclipe seria amplamente utilizado pelos principais artistas da indústria cultural em todo o mundo.

Em 1994, Michael Jackson casou-se com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie Presley, de quem se separou dois anos depois. Em 1993, sofreu a primeira acusação de pedofilia, feita por um garoto de 13 anos. Tal ato sexual teria ocorrido em “Neverland”, uma espécie de parque de diversões de Michael Jackson. Outra acusação surgiria em 2003, sendo o cantor absolvido das acusações de crimes sexuais.


Esteticamente, Michael Jackson foi perdendo aos poucos as características afrodescendentes. Uma doença de pele era apresentada como o motivo de seu constante embranquecimento. Porém, o cantor fez diversas cirurgias plásticas, que deformaram principalmente seu rosto.


As tentativas de lançar novos álbuns nas décadas de 1990 e 2000 mostraram-se não tão impactantes como as outras. Ao longo dos anos, o cantor foi acumulando grandes prejuízos financeiros, mesmo detendo direitos autorais rendosos, como os dos Beatles.

A última tentativa de voltar ao sucesso ocorreu no final da década de 2000. Uma nova turnê havia sido marcada para 2009. Cerca de 50 shows em Londres iriam compor “This is it”, sua tentativa de redenção no mundo pop e de sair da falência, que seria seguida de uma excursão pelo mundo. Adiamentos foram anunciados sobre o início da turnê. Durante os preparativos de “This is it”, a notícia de sua morte percorreu o mundo em 25 de junho de 2009.


O motivo teria sido uma parada cardíaca decorrente de uma overdose de medicamentos ministrados pelo médico Conrad Murray. Michael Jackson era viciado em medicamentos e teria sido intoxicado com propofol. Murray foi condenado a quatro anos de prisão ao ser acusado de homicídio culposo pela morte de Jackson, já que teria sido negligente ao ministrar os medicamentos.


Michael Jackson morreu aos 50 anos, deixando três filhos: Paris Jackson, Prince Michael e Blanket Jackson. Deixou também um legado artístico no mundo musical, sendo conhecido pela alcunha de “Rei do Pop” e por passos de dança, como o “Moonwalk”. Mesmo morto, o cantor manteve o sucesso. Em 2010, foi considerado a celebridade morta mais lucrativa, segundo a revista Forbes, ao arrecadar 275 milhões de dólares.

SITE OFICIAL : http://www.michaeljackson.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário