OSTEOARTROSE: UM RISCO A PARTIR DOS 55 ANOS. SINTOMAS, CAUSAS E PREVENÇÃO. - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

19.1.18

OSTEOARTROSE: UM RISCO A PARTIR DOS 55 ANOS. SINTOMAS, CAUSAS E PREVENÇÃO.

EXISTEM 2 TIPOS DE OSTEOARTROSE: UM DELES É DECORRENTE DE FATORES HEREDITÁRIOS, JÁ O OUTRO, DOS EXTERNOS:

Mais conhecida como artrose, a osteoartrose é uma doença crônica que não tem cura, apenas tratamento para aliviar os seus sintomas. Trata-se de um problema que atinge as articulações do corpo, como a mandíbula, ombros, cotovelos, punhos, dedos das mãos, vértebras da coluna, quadril, joelhos, tornozelos, dedos dos pés etc.

Todas estas articulações têm em comum a presença de um tecido cartilaginoso, responsável por amenizar o atrito de duas estruturas ósseas decorrente de suas movimentações. De acordo com o reumatologista, Antonio Carlos Novaes, no editorial do site Osteoartrose, este tecido funciona como uma esponja que absorve o atrito.

“A cartilagem articular funciona como uma grande mola, ou uma esponja de silicone embebida em água. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma é fator preponderante para a não existência de degradação e a não existência da patologia denominada de osteoartrose”, explica o médico. Assim, sempre que houver um desequilíbrio do tecido e de todas substâncias que formam ele, há os indícios da doença.

CAUSAS E SINTOMAS DESTE PROBLEMA

Ainda segundo Novaes, existem dois tipos de osteoartrose; a primária e a secundária. No primeiro caso, as pessoas apresentam esta doença devido a um fator hereditário, ou seja, quando o paciente possui histórico familiar deste problema de saúde. Assim, independentemente de fatores externos, o indivíduo pode desenvolver esta condição.


“O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia”, comenta o médico. Desta forma, estão neste grupo os obesos, pessoas que já sofreram algum tipo de trauma ou que executam exercícios físicos com muita repetição, pacientes com alterações hormonais etc.

Em ambos os casos, o doente pode apresentar determinados sintomas, como: fortes dores na região afetada, rigidez, limitações dos movimentos e, em casos mais graves, deformações.

TRATAMENTOS NATURAIS PARA A OSTEOARTROSE

Como já dito no início deste artigo, não há cura para a osteoartrose, mas sim tratamento para minimizar as dores e impedir que ocorra um atrofiamento das partes afetadas. Sendo assim, o paciente deve não só buscar atendimento médico, como também seguir as orientações repassadas pelo profissional a respeito dos medicamentos que devem ser ingeridos.

Além disso, a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) indica que o paciente busque seguir alguns tratamentos caseiros, como:

- Evitar o uso de saltos;
- Preferir dormir em camas duras e de barriga para cima;
- Não permanecer em uma mesma posição por muito tempo, isto é sentado ou em pé;
- Manter uma postura ereta da coluna;
- Evitar pegar peso;
- Apostar nos chás de salgueiro e ulmária ou de alecrim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário