18.11.15

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A VELHICE E AS DORES MUSCULARES

Velho não se senta sem ui, nem se levanta sem ai! É um velho dito popular que faz todo o sentido. Na velhice todos parecem padecer de algum tipo de dor e as dores musculares são um dos sintomas mais comuns a todos os idosos. É o resultado de vários anos de vida, de muitos erros e maus hábitos que se reflectem na musculatura, mas também é a consequência inevitável da velhice!

Com o avançar dos anos, a degeneração do corpo é um dado adquirido, ficando este mais atreito ao aparecimento de tensões e de dores musculares. À medida que a idade vai avançando, verifica-se ainda a perda de tecido muscular, particularmente quando os idosos foram mantendo, ao longo dos anos, uma vida com pouco exercício físico. Isso terá reflexos evidentes na forma como envelhecem, podendo potenciar o aparecimento de artroses e de doenças como a osteoporose e a fibromialgia.

Envelhecemos como vivemos…
Uma excelente forma de lutar contra o inevitável é apostar numa vida saudável desde os tempos mais jovens. Não se pode travar o processo de envelhecimento, mas pode-se e deve-se envelhecer da melhor forma possível. Para conseguir travar um pouco alguns dos processos de degeneração inevitáveis com a idade, deve-se apostar num dia-a-dia sadio.
As dores na zona lombar são típicas dos idosos e são, quase sempre, uma consequência dos maus hábitos que se mantiveram ao longo da vida, nomeadamente em termos de posturas e de carga de pesos excessivos. Com a degeneração dos tecidos musculares, típica da terceira idade, a estrutura corporal fica mais fragilizada, o que potencia o desconforto e as dores musculares.
Os benefícios de uma boa caminhada

Uma boa forma de combater a atrofia dos músculos, que se verifica com o avançar da idade, é manter uma rotina de exercícios físicos regular. Estamos a falar de treinos ligeiros ou de uma simples caminhada. Dar um passeio matinal diário vai fazer maravilhas pelo seu corpo e pela sua alma! É uma excelente forma de fortalecer os músculos, nomeadamente dos joelhos, uma das zonas mais afectadas pela degeneração dos tecidos musculares típica da idade.

A musculação é uma actividade também bastante benéfica para o fortalecimento muscular na terceira idade. Mas é preciso ter cuidado na sua prática, de modo a não proceder a exageros que possam causar lesões musculares. Os exercícios devem ser adequados à idade, à estrutura e até à compleição física do idoso.

Natação e dança

Uma boa prática física na terceira idade é a natação, excelente forma de garantir que os músculos ficam mais fortes. A hidroginástica é outra boa ideia para os idosos, criando, além do mais, um bem-estar geral que só beneficia uma velhice mais saudável.
Dançar é outra óptima actividade que potencia o fortalecimento muscular e a felicidade.

Comer adequadamente

A alimentação na terceira idade é um ponto-chave e, ao mesmo tempo, problemático. Muitos idosos perdem o prazer da comida, nomeadamente por causa da dentição que se vai degradando com os anos, o que dificulta a mastigação de certos alimentos. Este é um dado preocupante, pois é essencial que na velhice se cuide de dar ao corpo os nutrientes essenciais para manter o equilíbrio.

O consumo de cálcio é fundamental, pelo que se aconselha a ingestão de alimentos como o leite, o queijo, os iogurtes, as couves e outros legumes com folhas escuras. O colagénio, presente no kiwi e na laranja, e as proteínas são igualmente obrigatórios na dieta de um idoso, tanto mais se ele se dedicar a alguma actividade física rotineira.


Dr. Fabrício Almeida
Artigo revisto em 11-12-2014 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista na Clínica do Arcos.


Adrian Gurvitz - Classic (1982)

Descrição: Sucessos românticos com Adrian Gurvitz - Classic (1982)
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