Harold Melvin and the Blue Notes " If You Don't Know Me By Now " - 1972 - SOM DO MEU TEMPO

Destaque

27.7.15

Harold Melvin and the Blue Notes " If You Don't Know Me By Now " - 1972

 PARA VOCÊ COMPARTILHAR ESTE VÍDEO CLIQUE NESTA IMAGEM (<) QUE APARECE NA PARTE SUPERIOR DIREITA DO VÍDEO .

 
ABAIXO SEGUE LINK DO YOUTUBE E DE MIDIS PARA USO EM CHAT/BATE-PAPO, BASTA COPIAR E COLAR
BAIXE ESTE VÍDEO CLIQUE ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=rgVWIFf81n4

MENOPAUSA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO


Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela interrupção da ovulação e da produção de estrogênio. É um processo inevitável, irreversível e universal para todas as mulheres. O termo menopausa é muitas vezes empregado erradamente, sendo confundido com climatério.

Neste texto abordaremos o que é a menopausa, quais são os seus principais sintomas e qual é a diferença entre menopausa e climatério.

MENOPAUSA X CLIMATÉRIO

Há muita confusão, principalmente entre o público leigo, com os termos menopausa e climatério. Menopausa, como descrito na introdução, é a última menstruação da vida da mulher. O período que se segue após a cessação da menstruação é chamado de climatério. Portanto, apesar de ser muito comum ouvirmos dizer que uma mulher está na menopausa, o mais correto seria dizer que ela teve a menopausa e agora está no climatério.

A vida reprodutiva da mulher apresenta dois importantes marcos: a menarca, que é a primeira menstruação, e a menopausa, sua última menstruação. A primeira é o sinal de que a vida fértil da mulher está sendo iniciada, enquanto a segunda é o sinal de que o período fértil chegou ao seu fim.

Idade da menopausa

A menopausa é causada pelo envelhecimento dos ovários e pela depleção dos seus folículos, que são um agregado de células que dão origem aos óvulos. As mulheres nascem com cerca de 450.000 potenciais óvulos estocados nos folículos ovarianos. Esses óvulos começam a ser eliminados pelo organismo desde antes do nascimento, um processo progressivo que se completa, em média, quando a mulher atinge os 50 anos. Na verdade, 90% das mulheres têm sua menopausa entre os 45 e 55 anos. Cerca de 5% podem tê-la mais próximo dos 40 anos e outros 5% mais próximo dos 60 anos. Esta continua e lenta degeneração dos folículos do ovário é chamada de atresia folicular.

Vários fatores influenciam na idade na menopausa. Os mais importantes são:

– Genética.
– Origem étnica: a menopausa costuma ocorrer mais cedo em mulheres latinas e mais tardiamente em asiáticas.
– História de tabagismo: mulheres que fumam apresentam a menopausa, em média, dois anos antes das não-fumantes (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo)
– História reprodutiva: mulheres que nunca engravidaram apresentam menopausa mais cedo.

Obviamente, mulheres que têm seus ovários removidos cirurgicamente apresentam menopausa imediatamente. O tratamento com radioterapia ou quimioterapia também pode levar a uma menopausa precoce.

POR QUE A MENOPAUSA OCORRE?

A mulher no climatério, isto é, após a menopausa, não mais ovula e também não é mais capaz de produzir os seus hormônios sexuais, principalmente o estrogênio e a progesterona.

A menopausa não é um evento que acontece abruptamente logo após o último folículo sofrer atresia. Muito antes da menopausa o organismo das mulheres já começa a mudar. A partir dos 35 anos os folículos ovarianos ainda viáveis já dão sinais de envelhecimento, tornando-se menos responsivos às ações hormonais que estimulam a ovulação, como o aumento da concentração sanguínea do Hormônio Folículo Estimulante (FSH).

Sem querer entrar em mecanismos hormonais complexos, vale a pena explicar que o FSH, produzido pela glândula hipófise dentro do sistema nervoso central, é o hormônio responsável pela produção de estrogênio e progesterona, além da maturação dos folículos ovarianos, o que, em última análise, leva à ovulação.

Como os ovários com o passar do tempo vão ficando cada vez menos responsivos ao FSH, a hipófise precisa aumentar a sua produção para manter a mulher ovulando e produzindo estrogênio e progesterona. Após a menopausa, quando todos os folículos já sofreram atresia, os ovários estão tão envelhecidos que por mais que a hipófise produza FSH em grandes quantidades, já não há mais a produção de estrogêneos.

Mulheres com climatério plenamente estabelecido, portanto, apresentam elevados níveis de FSH, estrogênio baixo e ausência de períodos menstruais.

Para um melhor entendimento do ciclo ovulatório, sugerimos a leitura do texto: CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL.

SINTOMAS DA MENOPAUSA E DO CLIMATÉRIO

Quando a época da menopausa se aproxima, os ciclos menstruais vão ficando irregulares, podendo ser maiores ou menores que o habitual. O tempo de sangramento costuma estar mais curto, mas a quantidade de sangue perdida pode ser maior. É comum passar dois ou mais meses sem menstruar, o que torna muito difícil saber antecipadamente qual será a sua última menstruação. Para se definir a data da menopausa e afirmar que a mulher entrou no climatério é preciso que ela esteja pelo menos doze meses (um ano) sem menstruar.

a. Fogachos

As famosas ondas de calor da menopausa, também chamadas de fogacho, são os sintomas mais comuns do climatério. Iniciam-se quando a menopausa se aproxima e permanecem pelos primeiros anos do climatério. As ondas de calor costumam durar de um a cinco anos, mas há algumas mulheres desafortunadas mantém os fogachos até os 70 anos.

Os fogachos geralmente começam com uma súbita sensação de calor no tórax e no rosto que rapidamente torna-se generalizada. A sensação de calor dura dois a quatro minutos, frequentemente associada com transpiração abundante e, ocasionalmente, palpitações. Muitas vezes a onda de calor é seguida por calafrios e tremores, e às vezes, crises de ansiedade. As ondas de calor geralmente ocorrem várias vezes por dia e são particularmente comuns à noite.

Para mais informações sobre os calores da menopausa: FOGACHO | Calor da menopausa.

b. Sintomas urogenitais

A camada de tecido que recobre a vagina, chamada de epitélio vaginal, é muito sensível ao estrogênio. Após a menopausa, a deficiência de estrogênio leva ao afinamento deste epitélio vaginal, resultando em atrofia da vagina (também chamada de vaginite atrófica), que leva a sintomas de secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual.

A ausência de estrogênio também causa uma diminuição do fluxo sanguíneo para a vagina e vulva. Esta diminuição causa redução da libido e da lubrificação vaginal. A falta de estrogênio também pode causar redução da elasticidade da parede vaginal, tornando a vagina mais curta e mais estreita.

A uretra, canal que drena a urina da bexiga, também sofre com a baixa produção de estrogênio após a menopausa. A atrofia da uretra pode levar à incontinência urinária (leia: INCONTINÊNCIA URINÁRIA | Causas, tipos e diagnóstico).

Infecções urinárias recorrentes também são um problema para muitas mulheres no climatério. A deficiência de estrogênio pode aumentar o pH vaginal e alterar a flora bacteriana, eliminado as bactérias naturais da vagina que protegem a mulher das infecções urinárias (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).

c. Depressão e alterações do humor

Durante a transição da fase reprodutiva para o climatério, algumas mulheres podem desenvolver alterações do humor, como tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração e desinteresse por atividades normais. Alterações do sono são comuns, podendo a mulher passar a dormir demais ou ter problemas para iniciar e/ou manter o sono.

d. Problemas a longo prazo

A dramática redução da produção de estrogênio após a menopausa também provoca consequências a longo prazo. Entre as mais comuns estão a perda da elasticidade da pele, aumento da incidência de osteoporose (leia: OSTEOPOROSE | Sintomas e tratamento) e aumento da incidência de doença cardiovasculares.

Outras alterações comuns do corpo devido a menopausa são a perda de elasticidade dos seios, perda de força e brilho dos cabelos, redução da saúde dos dentes e gengivas, dores nas costas e em algumas articulações.


TRATAMENTO DA MENOPAUSA

A menopausa não é uma doença, é um processo natural do organismo da mulher. Portanto, não é preciso tratar a menopausa em si. Quando dizemos tratamento da menopausa, estamos nos referindo ao controle dos sintomas inconvenientes da falência dos ovários e à prevenção de problemas crônicos, como a osteoporose.

Entre as opções de tratamento para a menopausa, podemos citar:

Reposição hormonal

A reposição de estrogênio (geralmente com progesterona) continua a ser, de longe, a opção mais eficaz de tratamento para aliviar boa parte dos sintomas da menopausa, incluindo fogachos, insônia, irritação, dores articulares e perda de massa óssea.

Antigamente, recomendava-se a reposição hormonal por vários anos, mesmo para mulheres idosas no climatério. Após estudos demonstrando aumento do riscos de doenças cardíacas, AVC, trombose e câncer da mama com a reposição prolongada de estrogênios, a forma de repor hormônios mudou radicalmente.

Hoje em dia indicamos hormônios apenas para combater os sintomas da pré-menopausa em mulheres ao redor dos 40 e 50 anos. O tratamento é feito por no máximo 5 anos, período no qual os estudos mostram haver pouco risco de efeitos adversos.

Estrogênio vaginal

Para aliviar a secura vaginal, o estrogênio pode ser administrado diretamente na vagina, usando um comprimido vaginal, anel ou creme . Este tratamento ajudar a aliviar a secura vaginal, o desconforto com a relação sexual e alguns sintomas urinários.

Antidepressivos em doses baixas

Certos antidepressivos da classe de medicamentos chamados inibidores da recaptação da serotonina (ISRS) podem diminuir os calores da menopausa e reduzir a incidência de depressão.

Controle da osteoporose

Não se usa mais estrogênio a longo prazo para prevenir a osteoporose. Atualmente o tratamento é feito com reposição de cálcio, vitamina D e bifosfonatos (alendronato ou risedronato).

AUTOR: DR. PEDRO PINHEIRO » 


Um comentário:

  1. essa música é tudo de bom...me faz voltar a muitos anos atrás...só coisas boas!!!

    ResponderExcluir